WikiLeaks: EUA financiaram grupos opositores da Síria

Posted: 21 de Junho de 2011 in internacional

Canal de televisão Barada TV intensificou a cobertura dos protestos no país O governo dos Estados Unidos financiou grupos opositores na Síria, segundo documentos diplomáticos divulgados pelo site WikiLeaks, revelou nesta segunda-feira o jornal The Washington Post. Entre os programas de assistência americana à oposição síria está o canal de televisão Barada TV, com sede em Londres, cujas transmissões começaram em abril de 2009 e foram intensificadas com a cobertura dos recentes protestos registrados na Síria. A operação tem o propósito de derrubar o governante autocrático do país, Bashar Assad, segundo o jornal. A Barada TV está estreitamente vinculada ao Movimento pela Justiça e o Desenvolvimento, uma rede de exilados sírios que opera de Londres. “As mensagens diplomáticas sigilosas dos EUA assinalam que o Departamento de Estado canalizou até 6 milhões de dólares a este grupo desde 2006 para a operação do canal de televisão por via satélite e o financiamento de outras atividades dentro da Síria”, explica o jornal. Os documentos revelados pelo WikiLeaks mostram que o dinheiro americano para a oposição síria começou a fluir na época do presidente George W. Bush. “Depois que ele congelou, de fato, os vínculos diplomáticos com Damasco em 2005”, acrescenta o Washington Post. O financiamento continuou pelo menos durante um período do mandato do atual presidente, Barack Obama, quando seu governo tentou retomar as relações com Assad e em janeiro enviou a Damasco um embaixador (dos EUA) pela primeira vez em seis anos. Segundo o jornal, não está claro se o Departamento de Estado continua financiando os grupos opositores sírios, embora as mensagens indiquem que foi reservado dinheiro para isso pelo menos até setembro de 2010. “Apesar de parte dos recursos também ter apoiado programas e dissidentes dentro da Síria, The Washington Post decidiu que não divulgará certos nomes e detalhes dos programas a pedido do Departamento de Estado, que indicou que tais revelações poderiam pôr em perigo a segurança pessoal dos receptores”, explica o jornal. O Departamento de Estado, por sua vez, não fez comentários sobre a autenticidade das mensagens nem respondeu as perguntas sobre o financiamento do canal de televisão Barada TV.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s